Icone Página de Ajuda


Ajuda

Bem-vindo ao novo Ambiente Virtual de Aprendizagem da FGV. As informações contidas nesta área foram concebidas para responder às perguntas que você possa ter sobre o novo AVA e fornecer Instruções passo a passo para utilizá-lo.

Para começar, clique no botão abaixo que melhor se adeque ao seu papel.

Alunos
Tutoriais

01. Primeiro Acesso
02. Acessando Conteúdos
03. Realizando Atividade
04. Participando de Fóruns
05. Questionários
06. Notificação de atualização ou novo aviso
07. Configurar redirecionamento de e-mails

Professor
Tutoriais

01. Primeiro acesso
02. Criação de Avisos
03. Conteúdo
04. Criar conteúdo
05. Dropbox
06. Acompanhamento dos alunos
07. Adicionando Usuários na disciplina
08. Fórum de Discussões
09. Questionário
10. Notas
11. Cópia de disciplina do eClass novo (D2L) para D2L
12. Cópia de disciplina do eClass antigo (Blackboard) para o eClass novo (D2L)
13. Notificação de atualização ou novo aviso.
14. Crie grupos de alunos na sua disciplina para realizar as atividades propostas.
15. Editando conteúdos publicado
16. Backup de conteúdo
17. Configurar redirecionamento de e-mails

Perguntas Frequentes - Alunos
1 - Como acesso o ambiente?

Alunos de SP: Login e senha iguais ao do Aluno Online. Em caso de dificuldades com login e/ou senha, entre em contato com a Secretaria de Registro Acadêmico.

Alunos de RJ: Login: igual ao número da matrícula ou código de pessoa (número da carteirinha). Senha: igual a do Aluno Online. Em caso de dificuldades com login e/ou senha, entre em contato com o NAP (EPGE, EBAPE, CPDoc, EMAp) ou Secretaria de Registro Acadêmico.

2 – Esqueci minha senha ou tenho dúvidas de qual seja.

Para recuperar a sua senha clique na opção "Esqueceu sua senha?" localizada na página inicial do eclass.fgv.br.

3 – Não visualizo a(s) disciplina(s).

Você pode NÃO visualizar sua disciplina por três motivos:

1. A disciplina ainda não está vigente, ou seja, a “data de início” é posterior ao seu acesso. A menos que o professor altere a “data de inicio da disciplina”, ela só poderá ser visualizada quando estiver vigorando. Ex.: Data de início de uma determinada disciplina é 27/12/15 - Alunos que acessarem o sistema antes desta data, não enxergam essa disciplina. Apenas o professor tem acesso a essa disciplina e, somente ele, poderá ou não alterar esta data para disponibilizar sua visualização.

2. Situação irregular: entre em contato com a Secretaria de Registro Acadêmico para regularizar sua situação.

3. Realizou matrícula na disciplina e/ou regularizou situação com secretaria a menos de 24 horas. Existe um prazo para que o sistema da secretaria se comunique com o Eclass, por este motivo você só visualizará sua disciplina após o prazo de 24 horas da regularização/matrícula.

4 – Como envio trabalhos, realizo questionários, participo de fóruns?

Consulte os tutoriais disponíveis na área Tutoriais.

Perguntas Frequentes - Professor
1 - Como acesso o ambiente?

Login e senha iguais ao Docente Online. Em caso de dificuldades com login, entre em contato com a Secretaria de Registro Acadêmico.

2 – Esqueci minha senha ou tenho dúvidas de qual seja.

Para recuperar a senha clique na opção "Esqueceu sua senha?" localizada na página inicial do eclass.fgv.br.

3 – Não visualizo a(s) disciplina(s).

As disciplinas são criadas no eClass, após a Secretaria de Registro Acadêmico cadastrá-las no sistema acadêmico (Lyceum)

Verifique com a Secretaria de Registro Acadêmico se as disciplinas já foram devidamente cadastradas no sistema acadêmico ANTES de abrir um chamado para o CTE.

Obs. Após a disciplina ser criada no sistema de registro acadêmico, existe um prazo para que este sistema se comunique com o Eclass, esse processo leva em torno de 24h a partir da criação da disciplina. Por este motivo você só visualizará sua disciplina após este prazo.

4 – Como realizar a replica de uma disciplina que esta no D2L para outra disciplina do D2L?

Consulte o tutorial disponível na área Tutoriais.

5 – Como realizar a replica de uma disciplina que esta no Blackboard para uma disciplina do D2L?

Consulte o tutorial disponível na área Tutoriais.

6 – Os alunos alegam não visualizar minha disciplina?

Verifique em “Lista de classe” se o aluno em questão está matriculado em sua disciplina:

• Aluno não aparece na lista de classe: oriente aluno a verificar sua situação na Secretaria de Registro Acadêmico.
• Aluno aparece na lista de classe: verifique se a data de inicio da disciplina esta vigente. Se ainda não estiver vigente e você quiser disponibilizar aos alunos, basta seguir estes passos:

1. Acesse a disciplina
2. Clique em Ferramentas
3. Clique em Informações da Disciplina, na opção Data de inicio altere para a data atual ou a data desejada.

7 – Os alunos acessam a disciplina, mas não visualizam os conteúdos

Verifique se os conteúdos disponibilizados estão “Publicados” ou em “Rascunho”, caso estejam em “rascunho” basta alterar seu status:

• Na disciplina em questão, acesse a área “Conteúdo”;
• Acesse o módulo onde está localizado o conteúdo em questão;
• Selecione o botão: “Edição em massa”;
• Observe que as regras do conteúdo ficam liberadas para edição, altere o status para “Publicado” e clique no botão “Edição Concluída”.

Veja o passo a passo. Clique aqui

8- Como matriculo um usuário na minha disciplina?

Consulte o tutorial disponível na área Tutoriais.

9 – Como realizar upload de arquivos, crio Dropbox, Questionários, Fóruns etc..?

Consulte os tutoriais disponíveis na área Tutoriais.

10 – Migração das disciplinas do ECLASS antigo (Blackboard):

Todas as disciplinas que contenham conteúdo, do ano de 2014 e do primeiro semestre de 2015, serão migradas para o ECLASS novo (D2L).

11 – Cadastro de monitores, alunos e professores convidados/ouvintes:

Para realizar o cadastro de pessoas com este perfil (convidado/ouvinte) na disciplina é necessário fazer a solicitação junto a Secretaria de Registro Acadêmico responsável pelo seu curso.